EAP- Programa de apoio a empregados
Um EAP-Programa de apoio a empregados oferece ajuda aos colaboradores dentro de uma empresa ou organização no sentido de os apoiar a lidar com dificuldades pessoais e de ordem profissional que podem afectar negativamente o seu desempenho no trabalho assim como a sua saúde e bem-estar. Os EAP´s geralmente incluem aconselhamento de curto prazo e vários serviços de referência para os colaboradores e o seu agregado familiar.

A base do EAP consiste num apoio/aconselhamento confidencial e gratuito 365 por ano, 24/7.
Este aconselhamento poderá fazer-se por telefone, presencialmente, ou através da internet.
Através da nossa linha de apoio todos os colaboradores podem aceder a serviços de aconselhamento e informação telefónica que fornece aos próprios e ao agregado familiar, acesso fácil e rápido a assessoria jurídica, psicológica e financeira.
Preocupações da vida privada
- Questões com a educação dos filhos e com o seu desempenho escolar
- Dificuldades no relacionamento do casal
- Dívidas
- Dificuldade na gestão de doenças
- Crises existenciais, estados depressivos ou ansiosos
- Dependências no seio do grupo familiar ou de amigos mais próximos
- Estilos de vida saudáveis
- Planeamento dos tempos livres das crianças
- Apoio à gestão de familiares idosos
- Outras
- Preocupações no local de trabalho
- Gerir clientes difíceis
- Gerir colaboradores difíceis,
- Excessiva ou falta de ocupação
- Gerir mudanças
- Gerir o stress
- Dificuldades de comunicação
- Gestão da compatibilidade entre trabalho e família
- Outras

VANTAGENS
Com um EAP um empregado sente que a entidade patronal se preocupa com ele e sua família. Sente que a entidade patronal está presente nos momentos mais difíceis e propõe respostas eficazes, gratuitas e confidenciais.
Com um EAP aumenta a produtividade da empresa. Existem estudos que claramente demonstram que um EAP contribui eficazmente para uma melhor produtividade da força laboral visto os empregados sentirem que a entidade se preocupa realmente com o bem-estar dos empregados e este facto tem um impacto positivo na produtividade.
Com um EAP melhora o ambiente de trabalho e o clima organizacional visto um EAP ter um impacto positivo nas relações entre os colaboradores, entre os mesmos e suas chefias, diminuir a conflitualidade entre colegas e colaboradores e as mesmas chefias, aumentar a comunicação eficaz e aproximar os colaboradores globalmente da entidade patronal. Globalmente o clima de trabalho torna-se melhor o que tem influência positiva em vários indicadores laborais.
O stress e o risco de esgotamento/burnout são nos dias que correm uma realidade nas organizações. Cada vez mais os empregados encontram-se expostos a pressões excessivas que os colocam em risco de burnout. Muitos dos fatores de stress são de origem da vida privada dos empregados e estão ligados a vivências familiares e pessoais. Os EAP promovem a gestão eficaz do stress e tentam responder eficazmente ao risco real de burnout.
O dever de cuidar das organizações é um conceito antigo na cultura empresarial. Em Portugal, as empresas consideradas “boas” são aquelas que demonstram uma preocupação real pelo bem-estar dos seus colaboradores e suas famílias. Um EAP vai ao encontro deste dever de cuidar e promovem uma resposta real na modernidade às necessidades dos empregados e suas famílias. A preocupação das empresas com o bem-estar dos empregados aumenta a satisfação geral com a entidade patronal, tendo por sua vez um impacto real na produtividade.
É cada vez mais evidente que muitas empresas precisam de recrutar talentos eficazmente para os seus quadros e que os benefícios/compensações oferecidos são um fator decisivo na escolha da entidade patronal. Os EAP’s são um fator diferenciador no processo de escolha por parte do empregado, visto estarem direcionados para o bem-estar e terem um impacto positivo no engagement e motivação futuros. As melhores empresas consideradas para se trabalhar no mundo e em especial em Portugal têm todas algumas formas de programas de apoio para os seus colaboradores.