EAP- Programa de Apoio a Colaboradores
Um programa de apoio ao Colaborador oferece ajuda aos colaboradores dentro de uma empresa ou organização no sentido de os apoiar a lidar com dificuldades pessoais e de ordem profissional que podem afectar negativamente o seu desempenho no trabalho assim como a sua saúde e bem-estar. Os EAP´s geralmente incluem aconselhamento de curto prazo e vários serviços de referência para os colaboradores e o seu agregado familiar.

A base do EAP consiste num apoio/aconselhamento confidencial e gratuito 365 por ano, 24/7.
Este aconselhamento poderá fazer-se por telefone, presencialmente, ou através da internet.
Acesso fácil e rápido a um conjunto variado de consultas de aconselhamento que vão desde ao aconselhamento financeiro, nutricional, psicológico, coaching, jurídico-legal, psicossocial e outros.
Através da nossa linha de apoio todos os colaboradores podem aceder a serviços de aconselhamento e informação telefónica que fornece aos próprios e ao agregado familiar, acesso fácil e rápido a assessoria jurídica, psicológica e financeira.
- Questões com a educação dos filhos e com o seu desempenho escolar
- Dificuldades no relacionamento do casal
- Dívidas
- Dificuldade na gestão de doenças
- Crises existenciais, estados depressivos ou ansiosos
- Dependências no seio do grupo familiar ou de amigos mais próximos
- Estilos de vida saudáveis
- Planeamento dos tempos livres das crianças
- Apoio à gestão de familiares idosos
- Outras
- Gerir clientes difíceis
- Gerir colaboradores difíceis,
- Excessiva ou falta de ocupação
- Gerir mudanças
- Gerir o stress
- Dificuldades de comunicação
- Gestão da compatibilidade entre trabalho e família
- Outras
Chefias encontram-se muitas vezes em situações muito difíceis no seu dia-a-dia de trabalho, colocadas entre os membros da sua equipa e entre as chefias superiores. Gerir as diversas exigências e necessidades, muitas vezes de características psicológicas e emocionais, leva muitas chefias a situações limite e de risco. A PULSO oferece um apoio confidencial para apoiar as chefias na gestão de várias tarefas, entre outras:
- Apoio nas avaliações de desempenho
- Apoio no desligamento de colaboradores
- Apoio na resolução de conflitos no local de trabalho
- Dar más notícias
- Apoiar os colaboradores na construção de um equilíbrio construtivo entre o trabalho e a vida privada
- Apoio na gestão de colaboradores com problemas de comportamento
- Apoio na gestão de colaboradores com problemas de consumo de substâncias
- Apoio na gestão de colaboradores em luto
- Apoio aos colaboradores no encontrar de estratégias eficientes de auto-cuidado
- Outros
O pilar dos EAP é a confidencialidade! Qualquer serviço prestado, seja telefónico, pessoal ou on-line é totalmente confidencial. De forma alguma a entidade patronal terá acesso à identificação pessoal de quem contacta a linha de apoio.
A Pulso Europe Portugal Lda encontra-se em conformidade com o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados e cumpre todas as normas legais estipuladas.

Infelizmente incidentes críticos acontecem diariamente. O trauma que resulta a partir de acidentes, mortes inesperadas, catástrofes naturais, assaltos e outros acontecimentos, tem um impacto direto nos colaboradores e empresas, causando disrupção e afetando o normal funcionamento das mesmas. As pessoas afetadas por estes acontecimentos fortuitos precisam de apoio não só no imediato mas eventualmente no médio e longo termo para se reajustarem e readaptarem à novas realidades pós-traumáticas.
A Pulso oferece um apoio especializado para estas situações, com técnicos especializados e formados pela International Critical Incident Stress Foundation, Inc., uma organização internacional reconhecida mundialmente pelas Nações Unidas e com elevada reputação na intervenção nestas áreas especializadas.
Observam-se um conjunto de razões que motivam muitas empresas a terem um EAP, visto o seu benefício a curto, médio e longo prazo se manifestarem, entre outros, numa:
- Redução do absentismo
- Aumento da produtividade
- Melhoria do ambiente de trabalho
- Redução dos riscos psicossociais
- Redução do stress e burnout
- Aumento da satisfação geral com a entidade patronal
- Vantagens fiscais para a empresa
- Outras vantagens
