EAP- Programa de Apoio a Colaboradores

O que é o Programa de Apoio ao Colaborador?

Um programa de apoio ao Colaborador oferece ajuda aos colaboradores dentro de uma empresa ou organização no sentido de os apoiar a lidar com dificuldades pessoais e de ordem profissional que podem afectar negativamente o seu desempenho no trabalho assim como a sua saúde e bem-estar. Os EAP´s geralmente incluem aconselhamento de curto prazo e vários serviços de referência para os colaboradores e o seu agregado familiar.

A base do EAP consiste num apoio/aconselhamento confidencial e gratuito 365 por ano, 24/7.

Este aconselhamento poderá fazer-se por telefone, presencialmente, ou através da internet.

Acesso fácil e rápido a um conjunto variado de consultas de aconselhamento que vão desde ao aconselhamento financeiro, nutricional, psicológico, coaching, jurídico-legal, psicossocial e outros.

Através da nossa linha de apoio todos os colaboradores podem aceder a serviços de aconselhamento e informação telefónica que fornece aos próprios e ao agregado familiar, acesso fácil e rápido a assessoria jurídica, psicológica e financeira.

Quais são as preocupações mais encontradas pelos colaboradores no seu dia a dia e que interferem com a produtividade?

Preocupações da vida privada

  • Questões com a educação dos filhos e com o seu desempenho escolar
  • Dificuldades no relacionamento do casal
  • Dívidas
  • Dificuldade na gestão de doenças
  • Crises existenciais, estados  depressivos ou ansiosos
  • Dependências no seio do grupo familiar ou de amigos mais próximos
  • Estilos de vida saudáveis
  • Planeamento dos tempos livres das crianças
  • Apoio à gestão de familiares idosos
  • Outras

Preocupações no local de trabalho

  •     Gerir clientes difíceis
  •     Gerir colaboradores difíceis,
  •     Excessiva ou falta de ocupação
  •     Gerir mudanças
  •     Gerir o stress
  •     Dificuldades de comunicação
  •     Gestão da compatibilidade entre trabalho e família
  •     Outras

Apoio às chefias

Chefias encontram-se muitas vezes em situações muito difíceis no seu dia-a-dia de trabalho, colocadas entre os membros da sua equipa e entre as chefias superiores. Gerir as diversas exigências e necessidades, muitas vezes de características psicológicas e emocionais, leva muitas chefias a situações limite e de risco. A PULSO oferece um apoio confidencial para apoiar as chefias na gestão de várias tarefas, entre outras:

  • Apoio nas avaliações de desempenho
  • Apoio no desligamento de colaboradores
  • Apoio na resolução de conflitos no local de trabalho
  • Dar más notícias
  • Apoiar os colaboradores na construção de um equilíbrio construtivo entre o trabalho e a vida privada
  • Apoio na gestão de colaboradores com problemas de comportamento
  • Apoio na gestão de colaboradores com problemas de consumo de substâncias
  • Apoio na gestão de colaboradores em luto
  • Apoio aos colaboradores no encontrar de estratégias eficientes de auto-cuidado
  • Outros

Confidencialidade

O pilar dos EAP é a confidencialidade! Qualquer serviço prestado, seja telefónico, pessoal ou on-line é totalmente confidencial. De forma alguma a entidade patronal terá acesso à identificação pessoal de quem contacta a linha de apoio.

A Pulso Europe Portugal Lda encontra-se em conformidade com o novo Regulamento Geral de Proteção de Dados e cumpre todas as normas legais estipuladas.

Apoio em Incidentes Críticos

Infelizmente incidentes críticos acontecem diariamente. O trauma que resulta a partir de acidentes, mortes inesperadas, catástrofes naturais, assaltos e outros acontecimentos, tem um impacto direto nos colaboradores e empresas, causando disrupção e afetando o normal funcionamento das mesmas. As pessoas afetadas por estes acontecimentos fortuitos precisam de apoio não só no imediato mas eventualmente no médio e longo termo para se reajustarem e readaptarem à novas realidades pós-traumáticas.

A Pulso oferece um apoio especializado para estas situações, com técnicos especializados e formados pela International Critical Incident Stress Foundation, Inc., uma organização internacional reconhecida mundialmente pelas Nações Unidas e com elevada reputação na intervenção nestas áreas especializadas.

Algumas vantagens de ter um programa de assistência a empregados (EAP).

Observam-se um conjunto de razões que motivam muitas empresas a terem um EAP, visto o seu benefício a curto, médio e longo prazo se manifestarem, entre outros, numa:

  •   Redução do absentismo
  •   Aumento da produtividade
  •   Melhoria do ambiente de trabalho
  •   Redução dos riscos psicossociais
  •   Redução do stress e burnout
  •   Aumento da satisfação geral com a entidade patronal
  •   Vantagens fiscais para a empresa
  •   Outras vantagens

Quer saber mais sobre este serviço ?