PAE – Programa de Apoio ao Empregado

O que é o programa de apoio ao Empregado?

Um programa de apoio ao Empregado oferece ajuda aos colaboradores dentro de uma empresa ou organização no sentido de os apoiar a lidar com dificuldades pessoais e de ordem profissional que podem afectar negativamente o seu desempenho no trabalho assim como a sua saúde e bem-estar. Os EAP´s geralmente incluem aconselhamento de curto prazo e vários serviços de referência para os colaboradores e o seu agregado familiar.

A base do EAP consiste num apoio/aconselhamento confidencial e gratuito 365 por ano, 24/7.

Este aconselhamento poderá fazer-se por telefone, presencialmente, ou através da internet.
Através da nossa linha de apoio todos os colaboradores podem aceder a serviços de aconselhamento e informação telefónica que fornece aos próprios e ao agregado familiar, acesso fácil e rápido a assessoria jurídica, psicológica e financeira. Alguns exemplos:

Aconselhamento pessoal

sessões de aconselhamento psicológico
coaching
sessões de aconselhamento psicológico para crianças e jovens
acompanhamento no regresso ao trabalho após ausência prolongada
avaliações de stress e apoio na gestão do mesmo
outros temas

Aconselhamento
e apoio jurídico - legal

leis do consumo
contratos
divórcios/ Separações
habitação
menores
penhoras
outros

Aconselhamento financeiro

créditos
poupanças
dívidas
reestruturações
outros

Quais são as preocupações mais encontradas pelos colaboradores no seu dia a dia e que interferem com a produtividade?

Preocupações da vida privada

Questões com a educação dos filhos e com o seu desempenho escolar
Dificuldades no relacionamento do casal
Dívidas
Dificuldade na gestão de doenças
Crises existenciais, estados depressivos ou ansiosos
Dependências no seio do grupo familiar ou de amigos mais próximos
Estilos de vida saudáveis
Planeamento dos tempos livres das crianças
Apoio à gestão de familiares idosos
Outras

Preocupações no local de trabalho

Gerir clientes difíceis
Gerir colaboradores difíceis,
Excessiva ou falta de ocupação
Gerir mudanças
Gerir o stress
Dificuldades de comunicação
Gestão da compatibilidade entre trabalho e família
Outras

Apoio às chefias

Chefias encontram-se muitas vezes em situações muito difíceis no seu dia-a-dia de trabalho, colocadas entre os membros da sua equipa e entre as chefias superiores. Gerir as diversas exigências e necessidades, muitas vezes de características psicológicas e emocionais, leva muitas chefias a situações limite e de risco. A CAPA-Empresas oferece um apoio confidencial para apoiar as chefias na gestão de várias tarefas, entre outras:

Apoio nas avaliações de desempenho
Apoio no desligamento de colaboradores
Apoio na resolução de conflitos no local de trabalho
Dar más notícias
Apoiar os colaboradores na construção de um equilíbrio construtivo entre o trabalho e a vida privada

Apoio na gestão de colaboradores com problemas de comportamento
Apoio na gestão de colaboradores com problemas de consumo de substâncias
Apoio na gestão de colaboradores em luto
Apoio aos colaboradores no encontrar de estratégias eficientes de auto-cuidado
Outros

Confidencialidade

O pilar dos EAP é a confidencialidade! Qualquer serviço prestado, seja telefónico, pessoal ou on-line é totalmente confidencial. De forma alguma a entidade patronal terá acesso à identificação pessoal de quem contacta a linha de apoio.

A Capaconselhamento,Lda encontra-se registada na Comissão Nacional de Proteção de Dados sob o numero 229/2015 e cumpre todas as normas legais estipuladas.

Apoio em Incidentes Críticos

Infelizmente incidentes críticos acontecem diariamente. O trauma que resulta a partir de acidentes, mortes inesperadas, catástrofes naturais, assaltos e outros acontecimentos, tem um impacto direto nos colaboradores e empresas, causando disrupção e afetando o normal funcionamento das mesmas. As pessoas afetadas por estes acontecimentos fortuitos precisam de apoio não só no imediato mas eventualmente no médio e longo termo para se reajustarem e readaptarem à novas realidades pós-traumáticas.

A CAPA-Empresas oferece um apoio especializado para estas situações, com técnicos especializados e formados pela International Critical Incident Stress Foundation, Inc., uma organização internacional reconhecida mundialmente pelas Nações Unidas e com elevada reputação na intervenção nestas áreas especializadas.

Algumas vantagens de ter um programa de assistência a empregados (EAP).

Observam-se um conjunto de razões que motivam muitas empresas a terem um EAP, visto o seu benefício a curto, médio e longo prazo se manifestarem, entre outros, numa:

Redução do absentismo
Aumento da produtividade
Melhoria do ambiente de trabalho
Redução dos riscos psicossociais
Redução do stress e burnout
Aumento da satisfação geral com a entidade patronal
Vantagens fiscais para a empresa
Outras vantagens

Quer saber mais sobre este serviço ?